sábado, 20 de novembro de 2010

Projeto Pedagógico de Adaptação

Trabalho desenvolvido na Instituição de Educação Infantil Heloísa Becker


Educação para um mundo melhor


As crianças, que estão indo para a escola pela primeira vez, sofrem de ansiedade da separação. Elas sentem medo de que os pais não voltem para buscá-las e fantasiam o abandono. É importante que os pais lhes demonstrem interesse pela experiência que elas estão vivendo que as encorajem, reforçando-lhes aspectos entusiasmantes de escola como: conhecer novos amiguinhos, pode brincar com eles, etc. e tranquilizando-os quanto ao amor que sentem por elas, quanto à proximidade que manterão com a escola e com a sua professora e quanto a estarem lá para buscá-las no horário da saída.


Objetivos:
Acolher responsáveis e crianças, introduzindo-os noi universo escolar, que possui regras e objetivos próprios. Enfatizando aos responsáveis que a criança ficará bem e de como esta nova etapa é importante para todos.
Garantir para a criança o tempo necessário para que ela possa construir essa nova relação.
Procedimentos:
1. Organizar com as educadoras momento de entrevista com os responsáveis;
2. Organizar junto com os responsáveis um adulto que fique como referência para a criança no período de adaptação;
3. Estipular horários de adaptação, iniciar com o período de 1 hora nos primeiros dias e ir aumentando, lembrando sempre que estes horários devem ser seguidos com responsabilidade;
4. Oportunizar para a criança momentos agradavéis (pintura, danças, brincadeiras, jogos, contação de histórias...) integrando o processo de aprendizagem da criança com o processo de socialização.
Importante:
Não existe um tempo certo para a criança se adaptar, ou seja, pode ser que em 5 dias a criança aceite completamente esta nova rotina, já em outro caso este processo pode levará mais tempo.
Metodologia:
  • bolinha de sabão;
  • reciclagem de giz de cera (passo a passo no blog);
  • pintura com tinta (pintura de colher, tintas naturais...);
  • óculos divertidos;
  • contação de histórias;
  • brincadeiras de roda;
  • massinha caseira;
  • culinária (esponja de morango) e
  • fantasias.
Lembre-se de diversificar as atividades, ser carinhosa e transmitir segurança tanto para as crianças como para os responsáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário