domingo, 28 de novembro de 2010

BLOCOS LÓGICOS: linguagem, memória e relações de semelhanças.

 

Regia Maria 

 

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Expressar por meio da linguagem a forma dos blocos lógicos, as cores, as espessuras e os tamanhos; expressar a semelhança entre peças que não conservam igualdade, argumentando com base em um ou dois atributos essenciais.
Duração das atividades
2 aula com diferentes momentos de 30 minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Reconhecer formas, cores, e espessuras.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 -  Encontrar  semelhanças entre os diferentes blocos lógicos  
   1º momento – O professor faz um bingo, distribui peças nas mesas com quatro crianças e mostra um cartão amarelo e anuncia a cor, as crianças retiram do montante todas as peças amarelas. Depois se pronunciam marcando a diferença entre as peças e destacando a semelhança da cor.     
  2º momento – O professor anuncia que as crianças têm 5 minutos para lembrar de um objeto amarelo, que não seja nenhuma peça do bloco lógico. Passados os cinco minutos, os grupos vão dizendo o que foi lembrado. Em seguida, a turma faz a contagem dos objetos de cada grupo para saber qual deles teve uma lembrança mais ativa.

Atividade 2 – Encontrar semelhança entre peças similares dos blocos lógicos  
   1º momento – O professor apresenta às crianças um circulo e elas procuram no montante as peças semelhantes.  Em seguida,  dizem o nome da peça, desenha e descrevem oralmente  as peças retiradas, o professor transcreve as características ditas pelas crianças e em seguida, faz o jogo da eliminação das características que não estão em todas as peças, deixando somente aquelas que estão em todas.  
 2º momento – O professor anuncia que as crianças têm 5 minutos para lembrar de  objetos  parecidos com circulos que têm nos carros e nos seus quartos. Terminado os cinco minutos,  as crianças analisam qual o grupo que lembrou de mais objetos.   
  Atividade 3 – Procurar peças nos blocos lógicos pela negação    
 1º Momento – O professor faz uma gincana, cada mesa com quatro crianças devem encontrar a peça e levantar para cima, quando a professora disser já! O jogo inicia com o professor fazendo uma negativa:  
 a)      uma peça que não seja circulo!
 b)      Uma peça que não seja quadrada
c)      Uma peça que não seja triangular
d)     Uma peça que não seja retangular     
Obs. O professor deve fazer o jogo como se fosse um bingo, priorizando a velocidade.
  2º momento – O professor solicita as crianças que lembrem de um objeto da escola que não seja quadrado e o desenhe. Nesse momento ele avisa que as crianças terão cinco minutos para pensar e desenhar, em quanto isso, ele marca a hora no relógio, terminado o tempo anuncia: terminou e ninguém mais pode desenhar.   
  3º momento – O professor solicita que as crianças falem dos seus desenhos e provem por que o objeto não é quadrado.  
Recursos Complementares
SIMONS, Ursula. Blocos lógicos: 150 exercícios para  flexibilizar o raciocínio. Petrópolis, RJ: Vozes,RN:
Avaliação
Na avaliação as crianças desenvolveram os exercícios de linguagem oral e escrita, falando e escrevendo para denominar as diferentes formas dos blocos lógicos; falaram sobre outros atributos dos blocos, como  cores, espessuras e  tamanhos diferentes; expressam a semelhança entre peças, argumentando com base em um ou dois atributos.


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20129


Nenhum comentário:

Postar um comentário