terça-feira, 23 de novembro de 2010

Projeto Alimentação



Justificativa: O presente projeto busca despertar na criança o gosto por alimentos mais saudáveis e oferecer a criança, através da experimentação e degustação a possibilidade de conhecer novas cores e sabores, e assim, estimular hábitos alimentares mais saudáveis e limitar os rotineiros e prejudiciais à saúde.
O projeto também tem a finalidade de informar os pais através de artigos informativos, sobre a importância de cultivar hábitos alimentares mais saudáveis, para que juntos escola e família possam trabalhar por uma melhor qualidade de vida.

Objetivo Geral: Despertar os alunos para os cuidados com a saúde através dos alimentos e como classifica-los.

Objetivos Específicos:

  • Estimular os bons hábitos alimentares.
  • Falar para os alunos os motivos pelos quais nos alimentamos.
  • Identificar vários tipos de alimentos.
  • Reconhecer os alimentos que fazem bem para a saúde.
  • Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
  • Estimular a criatividade, imaginação e a observação.

Conteúdos: (Expressões: corporal e artística/ oral e escrita).

  • Expressão oral, organizar o pensamento e a memória (relatar, descrever, expressar, entre outros).
  • Uso da linguagem oral para nomear os alimentos.
  • Artes visuais: desenhos, colagens, pinturas e modelagens.

Atividade-1: Porque precisamos comer?


Dados da aula:

O que o aluno aprenderá com esta aula?

·                    Qual a necessidade de nos alimentarmos.
·                    O que precisamos comer todos os dias.
·                    Familiarizar-se com os alimentos

Estratégias e recursos da aula.

Na sala faremos um círculo e abriremos uma discussão, sobre o tema da atividade, perguntarei as crianças o que gostam de comer em casa? Quais os alimentos que mais gostam de comer? O que eles acham que precisamos comer todos os dias?
Faremos o registro das respostas das crianças na lousa sobre as suas preferências.

Avaliação.

Ao final da aula vou avaliar o que os alunos sabem sobre alimentação e quais alimentos eles conhecem e se sabem classificá-los.

Atividade-2: comer, comer para poder crescer.

Dados da aula:

·   A qualidade dos alimentos que comemos.
·   Porque precisamos comer frutas e legumes todos os dias.
·   Familiarizar-se com os hábitos alimentares dos colegas da sala.

Estratégias e recursos da aula:

O professor terá mandado previamente um questionário para os pais sobre alimentação das crianças em casa, pois eles passam o dia inteiro na escola e já sabemos o que comem aqui.
A partir das respostas iremos abrir uma discussão com as crianças sobre os hábitos alimentares.

Avaliação.

Ao final desta aula o professor poderá avaliar:

·   Aprendeu um pouco sobre a alimentação de cada um no grupo
·   O que mais todos gostam de comer
·   Se faz bem ou não?
Atividade-3 Conhecendo as verduras

Dados da aula:

O quê o aluno aprenderá com esta aula?

·        O que são verduras
·        Cor e sabor
·        Porque é importante comer verduras

Estratégias da aula:

Apresentaremos as verduras com histórias, depois faremos colagens e pinturas, cada verdura em um dia, até acabarmos de falar sobre as verduras, também vamos plantar alface com as crianças em garrafas pet.

Avaliação.

Ao final da atividade de verduras iremos avaliar:

  • Conhece as verduras.
  • Conhecem-se as cores.
  • Sabe-se por que precisamos comer verduras.


Atividade-4 Conhecendo os legumes

Dados da aula:

O quê o aluno aprenderá com esta aula?
·        O que são legumes.
·        A cor e o sabor dos legumes.
·        Porque é importante comer legumes.
·        E de uma forma lúdica quais as vitaminas que os legumes trazem para o nosso corpo.

Estratégias da aula:

Apresentaremos os legumes com histórias e também um vídeo musical sobre os legumes, depois faremos colagens e pinturas, cada legume em um dia, até acabarmos de falar sobre os legumes.

Avaliação.
Ao final da atividade de legumes iremos avaliar se o aluno:
  • Conhece os legumes.
  •  Sabe diferenciar verduras e legumes.
  •  Conhece as cores dos legumes
 Atividade-5 Conhecendo as frutas

Dados da aula:

O quê o aluno aprenderá com esta aula?
·        O que são frutas.
·        A cor e o sabor das frutas (doce ou azedo).
·        Porque é importante comer frutas.
·        Pode ou não comer com a casca.

Estratégias da aula:

Apresentaremos as frutas com histórias, depois degustaremos a fruta, faremos colagens e pinturas, cada fruta em um dia, até acabarmos de falar sobre as frutas.

Avaliação.
Ao final da atividade sobre frutas iremos avaliar se o aluno:
  • Conhece as frutas.
  •  Sabe diferenciar Frutas, verduras e legumes.
  •  Conhece as cores das frutas.


Atividade-6 Alimentos Não-Saudáveis

Dados da aula:

O quê o aluno aprenderá com esta aula?
·        Quais os alimentos devem consumir com moderação.
·        Porque não podemos comer esses alimentos em grande quantidade

Estratégias da aula:

O professor mandará uma atividade para os pais fazerem junto com os filhos. Pediremos que os pais colem rótulos ou figuras de alimentos saudáveis e não-saudáveis. Em sala faremos um mural com as figuras e vamos questionar as crianças sobre os alimentos, também registraremos as respostas das crianças em um cartaz.

Avaliação.
Ao final da atividade sobre frutas iremos avaliar se o aluno:
  • Consegue identificar quais alimentos que não são saudáveis.
  • Quais são saudáveis.

Tempo de duração do projeto: 5 meses.
Produto final: Um livro de receitas enviadas pelos pais com frutas, legumes ou verduras.

 Autoras: Eliane Gomes da Costa
Tatiana Kelli Petraccone Gonçalves

Um comentário: